Já pensou em viajar sozinha? Descubra em 5 passos

Viajar em amigos ou com a família é sempre prazeroso, mas já parou para pensar como seria viajar sozinha?  

Nunca tinha pensado nessa possibilidade de forma real, era sempre algo tão sonhado mas abstrato até dar o pontapé inicial para o meu intercâmbio, foi através dele que descobri o quão profundo e renovador é viajar sozinha.

Pegar a mala e partir rumo a um destino é libertador, você tem 100% de decisão sobre o que vai fazer, que horas vai acordar, o que vai comer, enfim, muitas decisões que você terá total controle, mas viajar sozinha exige um planejamento antecipado, não é mesmo?

Como planejar a sua primeira viagem:

 1. Defina o seu destino
O primeiro passo é definir o seu destino.
Pense a respeito de um lugar que você queira muito conhecer e explorar a ponto de ir viajar sozinha. Escolher o destino que você tenha interesse e possibilidade de fazer aquilo que gosta e se desafiar ao máximo, ou talvez que seja apenas para descansar e relaxar.

Se você não gosta de frio, não vai escolher um destino que faça muito frio na época que pretende viajar, então escolha com calma e consciência. Um lugar com muita coisa pra fazer aumenta a possibilidade de conhecer mais viajantes e morados locais e ter uma experiência única.

2. Planeje o orçamento
Viajar sozinha é não dividir as despesas com ninguém, então a melhor forma de começar é indicar um valor médio ou máximo para os principais gastos da viagem. Claro, que se você tem condições talvez pague uma agência de viagens ou tenha dinheiro para esbanjar, mas planeje seu orçamento para detalhes como: Comida, passeios exclusivos, shows e concertos, transporte e principalmente, aqueles gastos com presentinhos para você e a família.

O seu rico dinheiro pode render muito mais com um planejamento prévio e posso indicar o site
Quanto custa Viajar para você ter uma ideias de valores e gastos em vários lugares espalhados no mundo.

3. Roteiro de Viagem
Eu não me arriscaria sair de casa sozinha sem um mínimo de planejamento no roteiro da viagem. Você precisa saber exatamente o que quer fazer e conhecer, e vai estar tudo em suas mãos definir os seus passos para a viagem. Claro, surgem coisas incríveis para se fazer viajando sozinha, mas saiba detalhes específicos da cidade ou país que vai visitar para fazer um planejamento completo do seu roteiro.

Eu indico em todas os lugares para onde for viajar sozinha ou acompanhada, fazer os famosos Walking Tours, você conhece os principais pontos da cidade e o turismo local, e depois pode retornar para olhar com mais calma, mas já é um super adianto no roteiro de viagem sobrando tempo pra fazer outras coisas.

4. Fazendo a Mala
Eu não sei se você vai ficar em hotel ou albergue e quartos em grupo, mas você tem que pensar na grande possibilidade de que, você estará sozinha então eu aconselho a otimizar espaço e tempo, facilitando sua vida em se locomover.

Eu sou uma pessoa super econômica para organizar uma mala que as vezes até falta roupa, mas pra não acontecer isso, faça uma análise criteriosa do seu destino e pense de verdade no que você vai usar por lá. Você não vai levar um biquíni para esquiar na neve, então consciência mulheres, haha por favor!

Você pode ver alguns vídeos de organização de mala ou mochila no youtube do Divirta-se Organizando. 

5. O que você precisa saber! (obrigatoriamente)
Está chegando a hora de embarcar e está tudo planejado e organizado lindamente, eu espero.
Mas algumas semanas antes de embarcar e até mesmo durante o seu planejamento lá no tópico um você precisa sempre estar ligada em notícias relacionadas ao seu destino final.

Sobre a segurança e como o seu destino trata mulheres (sei lá, vai que você decide ir para a Índia ou Arábia Saudita), não é apenas uma questão da sua segurança, mas é melhor prevenir do que remediar e estar atenta a leis e regras daquele país. Dá uma olhada nesse link para ler os melhores países para viajar segundo a primeira mulher que viajou todos os países do mundo.

Outra questão importante é remédios, leve um kit de primeiros socorros e possíveis remédios que você precise. Viajando pela Inglaterra, em Londres eu tive uma infecção grave na unha, e a única coisa que me deixaram comprar foi uma pomada, foi sofrido.

Essa dica vale para todo mundo que vai viajar, mas é bom reforçar né!
Mantenha a família ou amigos sempre informados, principalmente viajando sozinha. Não quero te colocar medo, mas é sempre bom alguém conhecido ter nossos passos, questão de segurança mas também senso.

Pra não passar apuros por não ter se planejado direitinho, segue essas dicas e te garanto, viajar sozinha é renovar as energias, se conhecer profundamente e além de experiências incríveis, enfrentar seus medos e desafios.

Gostou do assunto? Comenta abaixo ou nas redes sociais!
Fique ligado, que em breve temos mais a respeito deste assunto.